Informações Gerais
Informações completas sobre alguns termos usados no mIRC
- DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios)
É um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído que opera segundo duas definições: a primeira é examinar e atualizar seu banco de dados e a segunda, reproduzir a informação do banco de dados entre servidores.
- IP
É um protocolo para redes de comunicação de dados. Ou seja, IP é um conjunto de regras e formatos utilizado em redes em que a comunicação se dá através de pacotes de dados.
- Proxy
É um servidor que serve de ponte. Uma conexão feita através de proxy passa primeiro por este antes de chegar no seu destino. Desse modo, se o proxy não estiver disponível, a conexão não pode ser efetuada. Como todos os dados trafegam pelo proxy antes de chegarem à Internet, eles são usados largamente em redes empresariais para que diversos computadores tenham conexão limitada e controlada.
Um proxy é utilizado para retransmitir a conexão com a internet para computadores de uma rede local e, por segurança, somente computadores dessa rede local é que devem acessá-lo. Quando esse tipo de servidor aceita conexões externas, permite que usuários maliciosos ataquem o serviço, utilizando-o como retransmissor.
- Remotes
São o cérebro de um Script. É a parte automatizada, realiza os eventos e comandos mais complexos que dependem de ocasiões específicas e/ou de variáveis. O mIRC puro não contém remotes, por isso não é classificado como script, já que 80% de um script é composto pelos remotes.
- Host
É o seu endereço virtual. Cada computador tem um host único determinado pelo seu provedor de acesso. Em conexões de condomínio é normal todos terem o mesmo host, o que pode trazer problemas na hora de conectar ao IRC.
- Target
Quando você manda várias mensagens com um pequeno intervalo entre elas, a rede automaticamente aciona a proteção, proibindo o envio de mensagens por certo tempo.
- LAG
É o atraso na transferência de mensagens, e geralmente ocorre por problemas na rede. Lag é um acúmulo de mensagens no servidor, de forma que acarreta a demora no retorno. Assim, quando isso ocorre diz-se que o servidor está em Lag. Para verificar se alguém está em Lag envia-se um Ping para este usuário fazendo uso do comando /ping nick. O Ping retornará em seguida, calculando, em segundos, o tempo que a mensagem demora em ir até o usuário escolhido e retornar.
- Flood
É o excesso de mensagens em um curto intervalo de tempo. O flood em excesso leva à desconexão forçada (queda) do usuário.
- Netsplit
Ocorre quando os server's que compõem a rede de IRC se separam. Nesse caso, você verá uma série de mensagens informando que pessoas no seu canal "caíram". Quando isso acontece, você tem duas opções: aguardar que o split acabe (o que não costuma demorar) ou tentar ir a outro server.
- Datacenter
É qualquer local ou empresa onde vários computadores ficam ligados em rede e à internet para oferecer 'dados'.
- Conta Shell
É o nome que se dá a um espaço de disco, login e permissões de acesso em um ambiente UNIX, como por exemplo Linux e Solaris. Servem para várias finalidades, entre elas rodar servidores e bots.
- Hacker
Um hacker é um especialista que apresenta soluções para problemas técnicos relativos a segurança. Na maioria das vezes, invadem o sistema com problemas para mostrar a deficiência de segurança. Alguns acabam se tronando crackers.
- IRCOP
Ircops são os operadores dos servidores de IRC. Eles mantêm as conexões entre os servidores, e realizam tarefas para manter a rede nas melhores condições possíveis. Os IRCops são definidos pelos responsáveis pelos servidores da rede, e têm acesso a determinados comandos bloqueados para os usuários comuns; embora tenham poder de dar op a quem quiserem, banir e desbanir, mudar modos dos canais, descobrir senhas de canais com senhas, etc.
- Lammer
Lamer ou Lamah são pessoas sem personalidade suficiente para dicernir o certo do errado, geralmente com atitudes, a bem dizer, cretinas: tentam provocar operadores de canais e IRCops, eles atrapalham o andamento de canais devido a provocarem confusões e tumultos constantemente querendo se auto-afirmar, eles também provacam ircops querendo mostrar que são o "MAXIMO"... atos que constantemente ocasionam em kill...
- Take Over
É o roubo de um canal das mãos dos seus administradores. Em geral usuários de IRC que se auto-intitulam "hackers" são responsáveis por isso: usam scripts para aproveitar um netsplit (forma mais comum de takeover). Se durante o netsplit o "hacker" conseguir ficar no canal em um servidor onde ele não tenha operadores, automaticamente receberá status de OP. Assim quando a rede voltar a se juntar o script pode tirar os status dos outros ops.
- Ping Timeout
Algo como "tempo máximo de tolerância a resposta de PING terminado". Isso acontece quando sua conexão está muito lenta, ou quando você foi desconectado abruptamente e permaneceu com um nick fantasma - depois de algum tempo ele cairá por Ping Timeout.
- Nuke
É a denominação que se dá a um dos truques de "hackers" na internet que conseguem desconectar alguém do servidor de IRC. Além do NUKE existem também o denominado WINNUKE (para o qual existe proteção), o ICMP FLOOD e o FLOOD na rede de IRC.